fbpx

Você sabe como montar um cronograma de estudos?

Você sabe como montar um cronograma de estudos?

Você já leu vários materiais, já assistiu várias aulas e sempre faz muitas anotações, mas ainda sente que não consegue ter um bom aproveitamento do conteúdo revisado? Isso ocorre porque passar horas debruçado sobre livros e resumos pode não ser a melhor forma de aprender.

Calma! Organizar a quantidade de conteúdo a ser absorvido não é fácil e você talvez precise de uma ajudinha. Ter dedicação integral aos estudos não significa ver todas as matérias todos os dias. Com uma boa estratégia, as leituras e os exercícios podem se tornar muito mais eficazes.

Que tal organizarmos juntos um cronograma de estudos e, assim, ter suas horas do dia muito mais bem aproveitadas?  Observar sua rotina, considerar os momentos de descanso e usar técnicas para aumentar a produtividade do tempo de revisão são algumas medidas importantes para mandar bem na preparação para os processos seletivos. Se liga nas dicas:

#DICA 01:  CONHEÇA A SUA ROTINA
O cronograma precisa ser adaptado ao seu dia-a-dia. Respeite seu tempo livre e os finais de semana. Não adianta montar um planejamento se baseando em um tempo que você poderá comprometer com outras atividades. Por isso, analise sua rotina e pense com cuidado quais horários já estão preenchidos. Considere aulas, cursos, refeições, sono, lazer, compromissos familiares e, a partir disso, calcule qual o tempo disponível para se dedicar aos estudos.

Separe as tarefas fixas do seu dia e em quais horários elas são desempenhadas. Anote os compromissos agendados na semana e então reserve seu tempo de estudos. Não se esqueça de pensar nos imprevistos e no tempo gasto entre uma atividade e outra, por exemplo, o deslocamento do cursinho para casa, o tempo que você gasta no banho ou no almoço etc. Ah, reserve algum momento livre na agenda para a margem de erro, caso o planejamento não saia exatamente como imaginado.

#DICA 02: DEFINA HORÁRIOS PARA ESTUDAR
Depois de colocar as atividades diárias, preencha o cronograma com os horários das matérias a serem estudadas. Coloque as que você irá assistir na escola ou no cursinho e as aulas online. Lembre-se de sempre reservar um tempo imediatamente após as aulas, de cerca de uma hora, para organizar as anotações sobre os temas vistos.

Após escutar os professores, chegou a hora de aprofundar os estudos sobre os conteúdos. Estabeleça um horário para pesquisar mais sobre o assunto, consultar outras fontes, ler o capítulo completo no livro. Lembre-se de especificar horários para cada parte dessa divisão: estudo, anotação, exercícios, aprofundamento, revisão.

#DICA 03: TENHA UM AMBIENTE DE ESTUDO
Escolha um cantinho que você goste, já que irá passar muitas horas nele. No entanto, é preciso se atentar para alguns cuidados que ele precisa respeitar:

  • Use sempre uma mesinha. Estudar na cama, sofá ou em qualquer outro lugar que você possa ficar deitado ou com a postura errada, pode te dar moleza e te tirar do foco.
  • Personalize esse ambiente. Você pode decorar esse cantinho e torná-lo a sua cara. Isso fará com que você se sinta mais à vontade nele.
  • Mantenha-o sempre limpo e organizado. A bagunça pode atrapalhar o seu foco e não queremos isso. O essencial na hora de estudar é você se encontrar.
  • Proíba o uso do celular nesse ambiente de estudos. A pior coisa que pode acontecer a um estudante concentrado é um celular vibrando. Uma ligação ou uma olhadinha rápida nas redes sociais já é capaz de arruinar a sua concentração.

#DICA 04: SE PLANEJE PARA IMPREVISTOS
Mesmo anotando todos os seus compromissos da semana, imprevistos acontecem e não podemos prevê-los. Ei, tá tudo bem! Fique tranquilo e se prepare para eles. Reserve um tempo em cada dia para compensar qualquer fato inesperado. Planeje sempre a próxima semana separando uma hora na sexta-feira anterior para atualizar o cronograma caso você queira fazer mudanças.

#DICA 05: RESERVE TEMPO PARA DESCANSO E LAZER
O cansaço é super prejudicial ao aprendizado e por mais que você ache importante estudar, lembre-se que é preciso também respeitar seu corpo e seu organismo. Por isso, relaxe no final de semana. Se você irá passar um tempo estudando, separe um período maior para sair, ir ao cinema, conversar com os amigos, comer com a família ou fazer qualquer outra coisa que lhe espaireça