Dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa comemoração foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, durante Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em Estocolmo/Suécia. Este ano, muitas entidades governamentais e não governamentais chamam a atenção para a necessidade de ações imediatas para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as sociedades futuras, partindo do tema BIODIVERSIDADE. É um momento não apenas para a reflexão, mas para ações individuais e coletivas em defesa de um desenvolvimento mais sustentável.
Devido a pandemia do coronavírus, o Programa das Nações Unidos para o Meio Ambiente (PNUMA) promoverá uma semana com diversas atividades virtuais para dialogar sobre a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta, e buscar entendimentos sobre como construir um mundo melhor no pós-pandemia, tendo como ação coletiva #PelaNatureza. Confira a programação:
As escolas e os professores têm um papel importante na conscientização de estudantes sobre a biodiversidade, reconhecendo-os como participantes ativos da sociedade na qual estão inseridos. Estimular a afinidade dos jovens com a natureza é o primeiro passo para iniciar um processo de mudança de mentalidade, uma percepção crítica, ativa, criativa e responsável em relação à preservação do meio ambiente.
Alinhada com a situação atual de ensino remoto, a sequência didática, a seguir, destinada às séries do ensino médio, apresenta uma sugestão de como explorar essa temática por meio do uso de recursos tecnológicos. A proposta pode ser desenvolvida de maneira interdisciplinar, pois as atividades propostas envolvem competências e habilidades das quatro áreas de conhecimento.
Sequência didática – Dia Mundial do Meio Ambiente
Conteúdo | Preservação da biodiversidade |
Objetivos | Propor soluções para a preservação da biodiversidade. Promover o compromisso com a sustentabilidade. Utilizar diferentes linguagens (visuais, sonoras, verbais) para se comunicar por meio das tecnologias digitais. Usar diversas ferramentas de software e aplicativos para compreender e produzir conteúdos relacionados ao meio ambiente em diversas mídias. Estimular uma leitura de mundo sustentada em uma visão crítica e contextualizada da realidade. Compartilhar materiais digitais sobre a preservação da biodiversidade. |
Público-alvo | 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio |
Habilidades | (EM13LGG104) – Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social. (EM13LGG304) – Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global. (EM13CNT206) – Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta. (EM13CHS301) – Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável. (EM13CHS304) – Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável. |
Tempo estimado | 8 aulas |
Recursos da aula | – Computador ou smartphone com conexão à internet – Artigos, notícias e reportagens para a leitura |
Desenvolvimento | Apresentação da situação Produção inicial Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Produção final |
Apresentação da situação | – Realizar encontro on-line (via meet, zoom, entre outros) com os estudantes para contextualizar o tema e analisar os conhecimentos prévios dos discentes. – Dizer que durante o percurso de 8 aulas serão discutidas temáticas relacionadas à biodiversidade, tendo como culminância o compartilhamento de materiais de conscientização por meio de redes sociais. – Dividir a turma em grupos, indicando que cada um será responsável pela produção dos seguintes gêneros: Podcasts Vídeo-minuto Infográfico Campanha publicitária Fotorreportagem – Indicar que pesquisem as características desses gêneros. – Oriente que os grupos abram pastas compartilhadas para armazenar as pesquisas realizadas ao longo dos módulos. Para isso, pode-se propor o uso do Google Drive. – Aula invertida: Ao final do encontro, deve-se propor que os estudantes assistam à live “Desafio da conservação no Brasil” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iiNq-L84Nyg). Essa atividade servirá de base para as discussões do próximo encontro. Dessa maneira, é importante indicar que os discentes tomes nota dos pontos principais que foram destacados na live. |
Produção inicial | – Realizar encontro on-line com a turma. – Solicitar que os grupos apresentem as características dos gêneros pesquisado, atentando para: estrutura, finalidade, suporte, temática, linguagem. Para isso, podem apresentar utilizando o Google Apresentações. – Em seguida, os estudantes devem apresentar os pontos mais impactantes que identificaram na live assistida, focalizando os desafios enfrentados para a conservação do meio ambiente no Brasil. – Para incentivar o diálogo, pode-se mediar, ainda, discussões relacionadas às seguintes temáticas: – Efeito estufa e aquecimento global. – Geração e gestão de lixo/resíduo. – Desenvolvimento sustentável. – Biotecnologia. – Extinção de espécies. – Produção industrial e uso de recursos renováveis e não renováveis. Aula invertida: Finalizar a aula apresentando o seguinte questionamento aos estudantes: – Por que a biodiversidade é importante? – O que podemos fazer para proteger a biodiversidade? Essas serão as questões norteadoras do próximo módulo da sequência. |
Módulo 1 | – Iniciar o módulo com um diálogo sobre a questão norteadora da aula anterior. Permitir que os estudantes expressem os pontos de vista, intervindo quando necessário. – Promover uma discussão sobre o valor da biodiversidade. Para isso, indique que assistam ao vídeo-minuto https://www.youtube.com/watch?v=hIIcj_yv8oY. – Indicar que os estudantes pesquisem textos que abordem a relação entre biodiversidade e economia, de acordo com o gênero destinado por grupo. |
Módulo 2 | – Iniciar um diálogo sobre as unidades de conservação e conflitos ambientais. – Indique a leitura do artigo Os 10 conflitos ambientais mais explosivos do mundo (disponível em: https://ecoa.org.br/os-10-conflitos-ambientais-mais-explosivos-do-mundo/). Indique também que acessem o mapa de conflitos ambientais do Brasil, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (disponível em: http://mapadeconflitos.ensp.fiocruz.br/). – Após o encontro, pode-se indicar que que os estudantes pesquisem outras notícias e reportagens que abordem os conflitos ambientais no Brasil e no mundo, a fim de aprofundarem os conhecimentos sobre o tema. |
Módulo 3 | – Iniciar com a questão norteadora: É possível ser sustentável na quarentena? – Indicar que assistam ao vídeo “Ações sustentáveis durante a quarentena” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NpRR4cTQ5dk&feature=emb_title) e a leitura do material “52 gestos para a biodiversidade” (disponível em: https://pt.slideshare.net/bibliobeiriz1/52-gestos-para-a-biodiversidade) – Incentivar que os estudantes proponham ações de sustentabilidade que podem ser realizadas durante o isolamento social, tendo como foco a preservação da biodiversidade. Essas propostas deverão adotar a forma dos gêneros encaminhados para os grupos. |
Produção final | Com base nas pesquisas, reflexões, discussões desenvolvidas ao longo dos módulos, os estudantes deverão produzir os materiais sobre a preservação da biodiversidade: Podcasts (https://klickpages.com.br/blog/como-fazer-podcast/) Vídeo-minuto (Plano de aula em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3579/conhecendo-a-estrutura-de-um-video-minuto) Infográficos (https://resultadosdigitais.com.br/blog/como-fazer-um-infografico/) Campanhas publicitárias (https://insider.com.br/como-criar-uma-campanha-publicitaria-de-sucesso/) Fotorreportagem (exemplos em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/11/27/fotorrelato/1511796890_170108.html#foto_gal_5) – Propor que, ao finalizar, os grupos compartilhem entre as produções entre si para revisar. – Mediar o processo de revisão e propor sugestões, quando necessário. Por fim, os grupos devem compartilhar os materiais nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter), utilizando #PelaNatureza, #HoraDaNatureza e #DiaMundialDoMeioAmbiente. |
Avaliação | A avaliação deve levar em consideração de que maneira os estudantes realizaram os trabalhos colaborativo, a qualidade das produções criadas, a criticidade, a autonomia, o respeito às diferentes opiniões. |
Materiais complementares
GUIA PRÁTICO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – https://p.widencdn.net/fvd4gg/WED_Toolkit_PO
Dia Mundial do Meio Ambiente — É #HoraDaNatureza – https://www.youtube.com/watch?time_continue=90&v=cswtFR-vgys&feature=emb_title