fbpx
Sequência Didática: Dia Mundial do Meio Ambiente

Sequência Didática: Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa comemoração foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, durante Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em Estocolmo/Suécia. Este ano, muitas entidades governamentais e não governamentais chamam a atenção para a necessidade de ações imediatas para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as sociedades futuras, partindo do tema BIODIVERSIDADE. É um momento não apenas para a reflexão, mas para ações individuais e coletivas em defesa de um desenvolvimento mais sustentável.

Devido a pandemia do coronavírus, o Programa das Nações Unidos para o Meio Ambiente (PNUMA) promoverá uma semana com diversas atividades virtuais para dialogar sobre a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta, e buscar entendimentos sobre como construir um mundo melhor no pós-pandemia, tendo como ação coletiva #PelaNatureza. Confira a programação:

Fonte: https://nacoesunidas.org/dia-mundial-do-meio-ambiente-pnuma-promove-reflexoes-virtuais-para-estimular-acoes-reais/ .

As escolas e os professores têm um papel importante na conscientização de estudantes sobre a biodiversidade, reconhecendo-os como participantes ativos da sociedade na qual estão inseridos. Estimular a afinidade dos jovens com a natureza é o primeiro passo para iniciar um processo de mudança de mentalidade, uma percepção crítica, ativa, criativa e responsável em relação à preservação do meio ambiente.

Alinhada com a situação atual de ensino remoto, a sequência didática, a seguir, destinada às séries do ensino médio, apresenta uma sugestão de como explorar essa temática por meio do uso de recursos tecnológicos. A proposta pode ser desenvolvida de maneira interdisciplinar, pois as atividades propostas envolvem competências e habilidades das quatro áreas de conhecimento.

Sequência didática – Dia Mundial do Meio Ambiente

Conteúdo
Preservação da biodiversidade
Objetivos

Propor soluções para a preservação da biodiversidade. Promover o compromisso com a sustentabilidade. Utilizar diferentes linguagens (visuais, sonoras, verbais) para se comunicar por meio das tecnologias digitais. Usar diversas ferramentas de software e aplicativos para compreender e produzir conteúdos relacionados ao meio ambiente em diversas mídias. Estimular uma leitura de mundo sustentada em uma visão crítica e contextualizada da realidade. Compartilhar materiais digitais sobre a preservação da biodiversidade.

Público-alvo

1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio

Habilidades

(EM13LGG104) – Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social. (EM13LGG304) – Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global. (EM13CNT206) – Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta. (EM13CHS301) – Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável. (EM13CHS304) – Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.

Tempo estimado

8 aulas

Recursos da aula

– Computador ou smartphone com conexão à internet – Artigos, notícias e reportagens para a leitura

Desenvolvimento

Apresentação da situação Produção inicial Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Produção final
Apresentação da situação
– Realizar encontro on-line (via meet, zoom, entre outros) com os estudantes para contextualizar o tema e analisar os conhecimentos prévios dos discentes.
– Dizer que durante o percurso de 8 aulas serão discutidas temáticas relacionadas à biodiversidade, tendo como culminância o compartilhamento de materiais de conscientização por meio de redes sociais.
– Dividir a turma em grupos, indicando que cada um será responsável pela produção dos seguintes gêneros: Podcasts Vídeo-minuto Infográfico Campanha publicitária Fotorreportagem
– Indicar que pesquisem as características desses gêneros.
– Oriente que os grupos abram pastas compartilhadas para armazenar as pesquisas realizadas ao longo dos módulos. Para isso, pode-se propor o uso do Google Drive.
– Aula invertida: Ao final do encontro, deve-se propor que os estudantes assistam à live “Desafio da conservação no Brasil” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iiNq-L84Nyg). Essa atividade servirá de base para as discussões do próximo encontro. Dessa maneira, é importante indicar que os discentes tomes nota dos pontos principais que foram destacados na live.
Produção inicial
– Realizar encontro on-line com a turma.
– Solicitar que os grupos apresentem as características dos gêneros pesquisado, atentando para: estrutura, finalidade, suporte, temática, linguagem. Para isso, podem apresentar utilizando o Google Apresentações.
– Em seguida, os estudantes devem apresentar os pontos mais impactantes que identificaram na live assistida, focalizando os desafios enfrentados para a conservação do meio ambiente no Brasil.
– Para incentivar o diálogo, pode-se mediar, ainda, discussões relacionadas às seguintes temáticas: – Efeito estufa e aquecimento global. – Geração e gestão de lixo/resíduo. – Desenvolvimento sustentável. – Biotecnologia. – Extinção de espécies. – Produção industrial e uso de recursos renováveis e não renováveis.
Aula invertida: Finalizar a aula apresentando o seguinte questionamento aos estudantes: – Por que a biodiversidade é importante? – O que podemos fazer para proteger a biodiversidade? Essas serão as questões norteadoras do próximo módulo da sequência.
Módulo 1
– Iniciar o módulo com um diálogo sobre a questão norteadora da aula anterior. Permitir que os estudantes expressem os pontos de vista, intervindo quando necessário.
– Promover uma discussão sobre o valor da biodiversidade. Para isso, indique que assistam ao vídeo-minuto https://www.youtube.com/watch?v=hIIcj_yv8oY.
– Indicar que os estudantes pesquisem textos que abordem a relação entre biodiversidade e economia, de acordo com o gênero destinado por grupo.
Módulo 2
– Iniciar um diálogo sobre as unidades de conservação e conflitos ambientais.
– Indique a leitura do artigo Os 10 conflitos ambientais mais explosivos do mundo (disponível em: https://ecoa.org.br/os-10-conflitos-ambientais-mais-explosivos-do-mundo/). Indique também que acessem o mapa de conflitos ambientais do Brasil, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (disponível em: http://mapadeconflitos.ensp.fiocruz.br/).
– Após o encontro, pode-se indicar que que os estudantes pesquisem outras notícias e reportagens que abordem os conflitos ambientais no Brasil e no mundo, a fim de aprofundarem os conhecimentos sobre o tema.
Módulo 3
– Iniciar com a questão norteadora: É possível ser sustentável na quarentena?
– Indicar que assistam ao vídeo “Ações sustentáveis durante a quarentena” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NpRR4cTQ5dk&feature=emb_title) e a leitura do material “52 gestos para a biodiversidade” (disponível em: https://pt.slideshare.net/bibliobeiriz1/52-gestos-para-a-biodiversidade)
– Incentivar que os estudantes proponham ações de sustentabilidade que podem ser realizadas durante o isolamento social, tendo como foco a preservação da biodiversidade. Essas propostas deverão adotar a forma dos gêneros encaminhados para os grupos.
Produção final

Com base nas pesquisas, reflexões, discussões desenvolvidas ao longo dos módulos, os estudantes deverão produzir os materiais sobre a preservação da biodiversidade: Podcasts (https://klickpages.com.br/blog/como-fazer-podcast/) Vídeo-minuto (Plano de aula em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3579/conhecendo-a-estrutura-de-um-video-minuto) Infográficos (https://resultadosdigitais.com.br/blog/como-fazer-um-infografico/) Campanhas publicitárias (https://insider.com.br/como-criar-uma-campanha-publicitaria-de-sucesso/) Fotorreportagem (exemplos em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/11/27/fotorrelato/1511796890_170108.html#foto_gal_5)
– Propor que, ao finalizar, os grupos compartilhem entre as produções entre si para revisar.
– Mediar o processo de revisão e propor sugestões, quando necessário.
Por fim, os grupos devem compartilhar os materiais nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter), utilizando #PelaNatureza, #HoraDaNatureza e #DiaMundialDoMeioAmbiente.
Avaliação

A avaliação deve levar em consideração de que maneira os estudantes realizaram os trabalhos colaborativo, a qualidade das produções criadas, a criticidade, a autonomia, o respeito às diferentes opiniões.

Materiais complementares

GUIA PRÁTICO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – https://p.widencdn.net/fvd4gg/WED_Toolkit_PO

Dia Mundial do Meio Ambiente — É #HoraDaNatureza – https://www.youtube.com/watch?time_continue=90&v=cswtFR-vgys&feature=emb_title

COMPARTILHE: