A Educação Física sempre foi associada a atividades práticas e, por isso, os mais desavisados podem se surpreender ao saber que os conteúdos dessa disciplina são contemplados pelo Enem. O fato é que a Educação Física foi vista por muito tempo como uma matéria complementar, menos importante que Matemática e Língua Portuguesa, por exemplo. Mas, após muitas reformas no currículo escolar, atualmente, ela é uma disciplina complexa que deve, ao mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se inter-relacionar com os outros componentes curriculares.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem uma relação entre a Educação Física e a cultura corporal do movimento,uma vez que essa área do conhecimento teria seus fundamentos nas concepções socioculturais de corpo e movimento. Nesse sentido, com o objetivo de orientar a prática pedagógica do professor, a partir da abordagem de procedimentos, conceitos e atitudes, os PCNS organizam os conteúdos de Educação Física em três blocos fundamentais.
Nessa perspectiva, a Base Nacional Comum Curricular prevê para o Ensino Médio, além da experimentação de novos jogos e brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura, uma reflexão sobre essas práticas, de modo a aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental “sobre as potencialidades e os limites do corpo, a importância de se assumir um estilo de vida ativo, e os componentes do movimento relacionados à manutenção da saúde” (BRASIL 2017).
Na matriz de referência para o Enem, a Educação Física está inclusa na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, pois essa disciplina possibilita aos estudantes, “explorar o movimento e a gestualidade em práticas corporais de diferentes grupos culturais e analisar os discursos e os valores associados a elas, bem como os processos de negociação de sentidos que estão em jogo na sua apreciação e produção” (BRASIL, 2017). Assim, espera-se que os estudantes manifestem a seguinte competência e habilidades:
Considerando os documentos oficiais para a educação no Brasil, supracitados, e tomando como base edições anteriores da prova de Educação Física no Enem, pode-se dizer que o Exame aborda um conteúdo vasto, envolvendo assuntos diversos. De modo geral, podemos elencar os principais temas contemplados
Geralmente a prova apresenta um texto acompanhado de tabelas, ilustrações ou charges que exigem análise e interpretação por parte dos candidatos, além de conhecimento acerca do tópico. Não raro as questões que envolvem assuntos da atualidade relacionam disciplinas aparentemente distintas, como Educação Física e Geografia, Educação Física e Artes, por exemplo. Isso reforça o caráter interdisciplinar do Exame, o que, por sua vez, é um reflexo das atuais diretrizes para o Ensino Médio, que objetivam garantir a formação integral dos estudantes.
Desse modo, aprova de Educação Física no Enem valoriza a bagagem cultural que os candidatos adquiriram ao longo de sua formação escolar, exigindo, por outro lado, que eles sejam capazes de fazer uma leitura crítica das manifestações corporais, culturais e artísticas em diferentes contextos sociais. Além disso, é perceptível que o Exame estabelece uma relação íntima entre os conhecimentos acerca da manutenção da saúde e as práticas de movimento corporal.
Assim, considerando o perfil da prova de Educação Física no Enem, em sala de aula, os professores podem trazer exemplos de manifestações culturais e artísticas, e estabelecer diálogos com outras disciplinas, como biologia, geografia, matemática etc. Isso pode ser feito por meio de diversos recursos, como vídeos, música, teatro, filmes e, até mesmo, a partir de projetos integradores, que mobilizem diferentes áreas do conhecimento.
É importante também que os professores tenham um suporte didático de qualidade, cuja proposta esteja alinhada às orientações da BNCC e à matriz de referência do Enem. Nessa perspectiva, o Revisa Enem, produzido pela MVC Editora, se apresenta como uma solução didática completa, com suporte físico e digital, que segue as diretrizes oficiais para a educação brasileira, contemplando as quatro áreas do conhecimento, incluindo a disciplina Educação Física, de maneira clara e objetiva, a fim de ajudar estudantes do Ensino Médio a se preparar para a prova do Enem. Conheça mais clicando aqui!
Somando práticas pedagógicas eficientes a matérias didáticos de qualidade, é possível contribuir não apenas para um melhor desempenho na prova de Educação Física do ENEM, mas também para a formação integral dos estudantes, garantindo, assim, a aquisição de habilidades mais significativas, como o pensamento lógico e criativo, a capacidade de interpretar textos, de aplicar conceitos e de estabelecer relações entre as diferentes áreas do conhecimento.
Dayane Oliveira
Mestre em Linguística pela UFPB, graduada em Letras pela UFCG, é editora assistente da MVC Editora. Acredita no poder transformador da educação para a construção de um futuro cada vez melhor.