fbpx
Sequência Didática Novembro Azul: Conscientização através de anúncio publicitário

Sequência Didática Novembro Azul: Conscientização através de anúncio publicitário

            Em 2003, na Austrália, foi criada a campanha Novembro Azul, que busca conscientizar, prevenir e controlar a incidência do câncer de próstata. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e muitas outras instituições públicas e privadas participam desse movimento internacional, no intuito de garantir informação sobre a doença e acesso a serviços de diagnóstico precoce. Tudo isso tem como objetivo reduzir tanto os novos casos quanto a mortalidade decorrente do segundo tipo de câncer que mais atinge homens no Brasil.

            Segundo o INCA, em 2020, mais de 65 mil homens foram diagnosticados com câncer de próstata. O número de mortes, em 2018, passou dos 15 mil.Em grande parte, o diagnóstico tardio provoca a incidência dos casos mortais. Recomenda-se que homens acima de 50 anos realizem o exame de toque retal, um dos métodos utilizados para identificar a fase inicial do tumor. Entretanto, há um conjunto de estereótipos que cerceiam esse exame e que precisam ser descontruídos; muitos homens sentem sua masculinidade fragilizada ao se submeterem ao toque retal.

            De toda maneira, as estatísticas acima revelam uma situação dolorosa do nosso país. Todavia, tal situação deve ser discutida e enfrentada pelos diversos setores da sociedade. Não se pode ignorar uma doença que tem grandes possibilidades de recuperação a partir de uma identificação precoce. Da mesma forma, não se pode encarar o Novembro Azul como uma campanha comum e tradicional que se caracterizaria somente pela iluminação de prédios e monumentos e pelo uso da fitinha azul no peito. É necessário irmos além. E a escola se constitui como um desses espaços de debate crítico, aprofundado e propositivo.

            Esta sequência didática visa à construção de anúncios publicitários em torno da prevenção e do combate ao câncer de próstata. Encara-se, aqui, o anúncio enquanto gênero textual. Segundo o linguista Luiz Antônio Marcuschi, os gêneros “são entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa […] Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos. Surgem emparelhados a necessidades e atividades sócio-culturais, bem como na relação com inovações tecnológicas” (MARCUSCHI, 2003, p. 19).

            Assim, a partir do estímulo à produção de anúncios publicitários para veiculação concreta nas mídias sociais da escola ou em outro recurso digital escolhido pelo professor, os alunos assumem o papel de cidadãos que exercem habilidosamente o direito de atuar na sociedade através da linguagem, percebida, nesse contexto, como instrumento de comunicação e de interação. Tal processo encontra respaldo nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, que considera como usuário competente de língua natural aquele que, “ao produzir um discurso, conhecendo possibilidades que estão postas culturalmente, sabe selecionar o gênero no qual seu discurso se realizará escolhendo aquele que for apropriado a seus objetivos e à circunstância enunciativa em questão” (BRASIL, 1997, p. 65).

Objetivos:     

  • Compreender a estrutura e a função do gênero textual “anúncio publicitário”;
  • Debater sobre fatos e estatísticas relacionados à incidência do câncer de próstata no Brasil;
  • Refletir sobre as relações entre a masculinidade tóxica e a identificação do câncer de próstata;
  • Produzir anúncios publicitáriosem vídeo (estilo Draw My Life) consonantes com o Novembro Azul, a fim de veiculá-los nas redes sociais da escola.

Público-alvo:

1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

Áreas de conhecimento:      

Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Habilidades:

  • (EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na recepção, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor previsto, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.);
  • (EM13LP27) Engajar-se na busca de solução para problemas que envolvam a coletividade, denunciando o desrespeito a direitos, organizando e/ou participando de discussões, campanhas e debates, produzindo textos reivindicatórios, normativos, entre outras possibilidades, como forma de fomentar os princípios democráticos e uma atuação pautada pela ética da responsabilidade, pelo consumo consciente e pela consciência socioambiental;
  • (EM13LGG703) Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais;
  • (EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

Tempo estimado:     

5 a 6 aulas (de 50 minutos).

Recursos da aula:    

Computador e/ou smartphone; Google Meet ou outra plataforma de videoconferência; aplicativos de aceleração e edição de vídeos (FILMR e Final Cut).

Etapas:           

Preparação para o tema; Apresentação da situação; Produção inicial; Avaliação interativa; Produção final.

Preparação para o tema:

Em aulas anteriores, já solicite aos alunos uma pesquisa prévia sobre o câncer de próstata. Oriente-os a fazer anotações, dentre outras questões, sobre as estatísticas da doença, as diferentes manifestações e estágios, os exames para diagnóstico, os tratamentos oferecidos pelas redes pública e privada e, principalmente, as dificuldades para se realizar uma identificação precoce. Na próxima etapa, o encontro iniciará conforme a modalidade Aula Invertida, que consiste na participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Apresentação da situação:  

– Para introduzir a aula, apresente o vídeo “Câncer de Próstata: Após a recuperação, Armando deixa o exemplo para todos” (https://youtu.be/sL9wIcNiSwA). Em seguida, dialogue sobre a relação entre o depoimento pessoal de Armando e de sua esposa e os resultados que os alunos encontraram em suas pesquisas. Para fomentar a participação, realize os seguintes questionamentos: Quais as formas de identificar o câncer de próstata? Quais as dificuldades que justificam o diagnóstico tardio da doença? Existem estereótipos em torno desse tipo de câncer? Nesse contexto, o que nós podemos fazer para ajudar na prevenção e no combate a essa enfermidade? Aproveite também para abordar as características do vídeo enquanto gênero textual.

– Em seguida, apresente o vídeo “Fizemos um exame de próstata pela primeira vez” (https://youtu.be/P9nkEloeBW8), que mostra de maneira bem-humorada a experiência de um grupo de amigos e seu relato sobre o toque retal. O material incita a reflexão sobre a masculinidade tóxica e sua relação com o diagnóstico tardio do câncer de próstata. Aborde essa temática com os estudantes. Para que contribuir com seu embasamento teórico, assista aos vídeos “Quebrando o silêncio: como os homens se transformam | Guilherme Valadares | TEDxRuaPortugal” (https://www.youtube.com/watch?v=gw09QlQE7J4) e “O QUE É MASCULINIDADE TÓXICA? | DESENHANDO” (https://www.youtube.com/watch?v=J26TDgBz3MI).

– Após a contextualização, aborde o gênero textual “anúncio publicitário”, explicando, através de exemplos, suas características estruturais e funcionais. É recomendável a escolha de peças publicitárias relacionadas ao Novembro Azul, principalmente publicações de redes sociais, conforme a plataforma na qual os trabalhos dos alunos serão divulgados. A fim de apresentar aos alunos um exemplo do estilo que se espera de suas produções textuais, compartilhe o vídeo “Igualdade de gênero” (https://www.youtube.com/watch?v=ZCGLC-vziRc&t=52s). O anúncio utiliza uma técnica semelhante ao Draw My Life, com desenho, narração e aceleração do tempo do vídeo.

Produção inicial:      

– Explique aos alunos que eles produzirão um anúncio publicitário no que concerne ao Novembro Azul. Sugere-se que os grupos trabalhem com trilhas temáticas diversas que atendam ao tema geral (prevenção e combate ao câncer de próstata). Você pode utilizar as seguintes trilhas: 1) Diagnóstico precoce; 2) Estatísticas do Estado, do Brasil e do mundo; 3) Estudos e tratamentos atuais; 4) Histórias de convivência com o câncer; 5) Estereótipos em torno do exame de toque retal; 6) Masculinidade tóxica e saúde dos homens.

– Organize os alunos em “Estações Criativas”. Na modalidade online, eles podem se dividir em diferentes salas virtuais através de plataformas como o Google Meet. Peça os links de cada reunião, a fim de que você visite as Estações Criativas, fiscalizando o desempenho dos alunos e auxiliando em suas propostas.

– No período extraclasse, os alunos devem produzir os vídeos necessários para a campanha educativa a partir de desenhos feitos a mão somados a recursos com os quais eles já tenham afinidade ou a outros que você preferir. Sugere-se os aplicativos para smartphone FILMR(aceleração do vídeo;https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/filmr.html) e Final Cut(cortes e sobreposição de áudio sobre o vídeo;https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/final-cut.html). Os conteúdos devem ter, no máximo, um minuto, a fim de serem postados no feed do Instagram.

Avaliação interativa:

– Através de um encontro virtual, os alunos são convidados a apresentar as produções de suas Estações Criativas. A partir das noções estruturais e funcionais do gênero textual “anúncio publicitário”, indague os estudantes sobre a adequação dos vídeos dos colegas ao gênero solicitado: A linguagem empregada nos textos persuade o interlocutor? Os desenhos elaborados transmitem uma harmonização estética? As informações apresentadas são claras, objetivas, coerentes e coesas? Há presença de ambiguidades e figuras de linguagem produtivas ao discurso publicitário?

– A partir da avaliação interativa, sugira adaptações nas produções dos alunos. Recomenda-se que você escreva um parecer apontando orientações para a reformulação dos trabalhos e envie-o para cada Estação Criativa, conforme a sua avaliação específica e técnica.

Produção final:        

– Os alunos devem produzir e apresentar seus vídeos finais à turma. Se possível, convide um(a) integrante da Coordenação Pedagógica ou da Gestão Escolar para participar desse momento. Se a escola contar com um setor de Comunicação, técnicos dessa área também podem ser convidados. Dessa forma, os estudantes se sentem estimulados a se empenhar mais na produção final e defender suas escolhas linguísticas e audiovisuais, visto que seus trabalhos ganhariam uma dimensão social para além da acadêmica.

– A partir das sugestões dos profissionais participantes, as Estações Criativas têm uma última oportunidade de adaptar os anúncios publicitários e, por fim, enviá-los para a publicação nas redes sociais da escola ou em meios que o professor preferir.

– Questione os alunos sobre os aprendizados construídos em relação ao gênero textual “anúncio publicitário”, o trabalho em equipe e a temática do Novembro Azul. Essa reflexão funciona como uma avaliação acerca das aulas e uma fixação dos conhecimentos mobilizados.

SAIBA MAIS!

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Cuidados Paliativos e doenças crônicas: https://www.youtube.com/watch?v=XL25xUM4BlY.

Instituto Nacional do Câncer – Novembro Azul: https://www.inca.gov.br/en/node/2706#:~:text=O%20movimento%20Novembro%20Azul%20teve,integral%20da%20sa%C3%BAde%20dos%20homens.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M.ª Auxiliadora (orgs.). Gêneros textuais & ensino. Ed. 2. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003, p. 19-36.

COMPARTILHE: