A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi aprovada em 2017 para ser uma referência nacional na elaboração de currículos,na criação e aquisição materiais didáticos, na formação de educadores e no direcionamento das avaliações em larga escala. É um documento extenso que propõe um conjunto orgânico e progressivo das aprendizagens essenciais que os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica, buscando, dessa maneira, assegurar os direitos de aprendizagem de crianças, jovens e adultos.
Para cumprir tais objetivos, a BNCC estabelece competências e habilidades. Essa abordagem defende a formação de um estudante que continuamente esteja apto a “aprender a aprender”, a envolver-se com entusiasmo na vida, a interagir com o outro, a relacionar o conhecimento teórico à prática, a resolver situações complexas com ética. Essa é uma perspectiva que visa ao desenvolvimento integral e coletivo, e não ao individualismo, nas dimensões intelectual, física, social, emocional e cultural.
De acordo com a Base, na Educação Básica, as aprendizagens essenciais devem assegurar o desenvolvimento de dez competências gerais que perpassam e que se inter-relacionam a todos os componentes curriculares. Competência é definida como “a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho” (BRASIL, 2017, p. 8).
Embora tenha sido colocada em destaque com a publicação da BNCC, a aprendizagem baseada em competências não é um conceito novo. Esse modelo surgiu nos Estados Unidos, na década de 60, quando instituições começaram a questionar o modelo tradicional de ensino, analisando se o conhecimento adquirido em sala de aula também poderia ser utilizado fora do ambiente escolar.O quadro a seguir apresenta as principais diferenças entre essas duas abordagens pedagógicas.
APRENDIZAGEM TRADICIONAL | APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS |
Tempo fixo | Tempo variável |
Apresentação de conceitos ocorre de maneira generalizada | Apresentação de conceitos pode ocorrer de maneira personalizada |
É possível dominar alguns conceitos | É necessário dominar todos os conceitos |
Apenas alguns estudantes aprendem | Mais alunos tendem a aprender |
Ritmo de aprendizagem fixo | Ritmo de aprendizagem variável |
Avaliação conforme domínio de conceitos | Avaliação conforme domínio de competências |
A aprendizagem baseada em competências direciona, ainda, a interdisciplinaridade, partindo do pressuposto de que os conhecimentos advindos das diversas áreas de conhecimento se complementam. Com isso, busca-se romper com a visão tradicional da fragmentação disciplinar “radical” do conhecimento.
É relevante ainda mencionar que essa abordagem focaliza o equilíbrio entre teoria e prática, indicando a aplicação do conhecimento na vida real. Por isso, considera a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende, no intuito de fornecer ao estudante condições para aprender a resolver problemas, procurar soluções, atuar com responsabilidade diante da cultura digital, conviver com as diferenças e diversidade.
O processo de ensino e aprendizagem que tem como eixo as competências, demanda que os estudantes adotem uma série de posturas diante do conhecimento, diante de si e diante do outro, o que contribui para que vivam o hoje e o futuro próximo apreciando e desfrutando das possibilidades oferecidas pelo mundo. A escola, como sendo um espaço vivo, é o local adequado para que crianças, jovens e adultos desenvolvam essas posturas, contemplando o presente e olhando para o futuro.
Para isso, é preciso criar umaatmosfera escolar em que gestores, coordenadores e professores valorizem o conhecimento como meio de desenvolvimento de competências, e, com isso, devem mobilizar seus recursos, conhecimentos e experiências, elaborare comprovar hipóteses, argumentar, se entusiasmar com a própria aprendizagem e com a aprendizagem dos estudantes, enfrentar problemas com resiliência e ter atitudes éticasfrente às diversas situações vivenciadas no ambiente escolar.
No contexto complexo da instituição escolar, expressar as competências diante das dificuldades implica a necessidade da formação continuada de todos os profissionais de educação e comunidade escolar, ou seja, todos aqueles ligados direta ou indiretamente ao sucesso escolar, no intuito de que desenvolvam e expressem competências para um mundo que muda e para uma vida que segue e tem o direto de seguir.
SAIBA MAIS
E-book – Aprendizagem baseada em competências: o potencial da abordagem na EAD (Disponível para download em: https://b09e16b4-e327-443b-81a7-4a25a1d032f1.filesusr.com/ugd/06b15b_7a673e922d3b4a649c75a05d45936c07.pdf)
Vídeo – Ensino por competências: como fazer? (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tL3YFWpaikQ)