fbpx

O que você precisa saber sobre a atualização da Matriz Saeb

O que você precisa saber sobre a atualização da Matriz Saeb

A educação está em constante evolução e os instrumentos de avaliação também se atualizam para acompanhar esse desenvolvimento. Uma das atualizações mais relevantes dos últimos anos foi a revisão da Matriz de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Essa mudança busca alinhar a avaliação nacional às novas diretrizes curriculares e às transformações sociais e pedagógicas que impactam o ensino e a aprendizagem no Brasil.

Mas, afinal, o que mudou na Matriz Saeb? E por que essas mudanças são tão importantes? Entenda mais sobre isso!

A Matriz de Referência do Saeb define os conteúdos e habilidades que serão avaliados nas provas aplicadas aos estudantes da Educação Básica, do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Ela funciona como um guia que orienta a elaboração dos itens da prova, garantindo que eles estejam alinhados ao que se espera do desenvolvimento dos alunos em cada etapa escolar.

Quais foram as principais mudanças na atualização da Matriz Saeb?

Alinhamento à BNCC

A principal motivação para a atualização foi o alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com a utilização da BNCC, tornou-se necessário revisar a matriz para refletir as competências e habilidades que ela propõe, pois antes era baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e atualmente dialoga diretamente com a BNCC, promovendo maior coerência entre currículo e avaliação.

Foco em competências e habilidades

A nova matriz privilegia o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas complexas, como interpretação, análise crítica, argumentação e resolução de problemas, não apenas a memorização de conteúdos isolados.

Reorganização das áreas de conhecimento

As áreas foram reorganizadas para acompanhar as mudanças estruturais da BNCC, como a divisão da área de Linguagens e a consolidação da interdisciplinaridade.

Inclusão de novos componentes

Alguns componentes curriculares ganharam espaço ou reforço nas avaliações, como o pensamento científico, a educação digital e o letramento matemático e científico.

Adequações por etapa de ensino

Cada etapa de ensino passou a ter objetivos de aprendizagem mais específicos, com níveis de complexidade ajustados à faixa etária dos estudantes.

Por que essas mudanças são importantes?

Essas atualizações na Matriz de Referência possibilitam uma avaliação mais justa, contextualizada e alinhada ao que realmente se espera da formação dos estudantes inseridos no cenário educacional brasileiro atual. 

Além disso, essas modificações ajudam escolas e redes de ensino a ajustarem suas práticas pedagógicas, tornam as avaliações mais significativas e coerentes com a realidade escolar e fornecem dados mais precisos para políticas públicas e melhorias da qualidade da educação.

Mas o que isso muda na prática?

Para os professores e gestores escolares, a mudança na matriz exige a revisão dos planejamentos pedagógicos, para alinhá-los à nova matriz; o estudo da BNCC com mais profundidade, entendendo suas relações com a avaliação, e a reflexão das práticas de ensino e avaliação interna, buscando desenvolver as habilidades agora exploradas pelo Saeb.

Portanto, pode-se considerar que a atualização da Matriz Saeb é um passo significativo na consolidação de uma educação mais integrada, focada em competências essenciais e atenta às necessidades do mundo atual. Com essas mudanças, o Saeb se torna um instrumento estratégico ainda mais assertivo para orientar e transformar a educação brasileira.

Agora, mais do que nunca, é hora de educadores, gestores e toda a comunidade escolar estarem atentos às mudanças — e prontos para fazerem delas uma oportunidade de crescimento.

Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb#:~:text=Realizado%20desde%201990%2C%20o%20Saeb,voltadas%20a%20implementa%C3%A7%C3%A3o%20da%20BNCC. Acesso em: 15 abr. 2025.
Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/api/assets/4048bc09-73dd-42b4-b53a-a1449054ab4d/. Acesso em: 15 abr. 2025.