Categories

Categorias de produto

Blog

Dez álbuns infantis para escutar com a criançada

Blog-mvc

De Chico Buarque a Palavra Cantada, conheça músicas que valorizam a inteligência dos pequenos

 

Poucas pessoas não gostam de música e as crianças não fogem a essa regra. No ritmo das canções, elas brincam bastante, ao mesmo tempo em que aprendem movimentos e desenvolvem a linguagem oral. Por isso, fizemos uma pesquisa entre mães, pais e professores para descobrir quais são os artistas que mais agradam à criançada. Selecionamos dez grupos e discos que inventam, reinventam e valorizam a inteligência das crianças através da música.

 

ArcadeNoé

Arca de Noé, de Vinicius de Moraes
O disco traz composições do poeta carioca Vinicius de Moraes musicadas por Paulo Soledade e Toquinho. Sim, além de escrever para adultos, o autor de “Garota de Ipanema” também compôs para crianças! E, em Arca de Noé, a molecada pode se divertir com músicas sobre objetos (relógio, casa, porta, entre outros) e animais – daí a referência à história bíblica. Um prato cheio para os adultos também, que, com certeza, reconhecerão algumas canções.

 

OsSaltimbancos

Os Saltimbancos, de Chico Buarque
Mais um exemplo de artista conhecido pelos maiores, mas que também escreveu para os pequenos. Chico Buarque traduziu e adaptou Os Saltimbancos, o musical infantil com letras originais do italiano Sergio Bardotti e música do pianista argentino Luis Enríquez Bacalov. As músicas do álbum tratam sobre a união de um grupo de animais contra patrões exploradores. Analisado sob a luz da história, o disco, lançado em 1977, utiliza essa história como metáfora de questões políticas que marcaram o regime militar brasileiro.

 

OsSaltimbancos

Palavra Cantada Para Ficar com Você , de Palavra Cantada
Sucesso de vendas, fãs e crítica, a dupla Sandra Peres e Paulo Tatit está junta desde 1994. Os músicos já compuseram 15 discos infantis e muitas músicas, entre releituras e composições próprias. Além de divertidas, as canções valorizam a inteligência das crianças e educam. No CD e DVD Palavra Cantada Para Ficar com Você estão reunidos os principais sucessos da dupla.

 

 

Adrianapartimpim

Adriana Partimpim, de Adriana Calcanhoto
Teve quem estranhou quando Adriana Calcanhoto lançou um disco infantil em 2004 sob esse alter ego. Apesar da surpresa inicial, muita gente se encantou ainda mais pela voz da cantora interpretando composições para crianças no álbum Adriana Partimpim. Tem desde canções já conhecidas do público infantil, como “Ciranda da Bailarina”, até reinterpretações de músicas “adultas”, como a de “Taj Mahal”. O disco conquistou o Grammy latino de melhor álbum infantil daquele ano.

 

pequenoCidadao

Pequeno Cidadão
A banda é formada pelos músicos Antonio Pinto, Edgard Scandurra, Taciana Barros e seus filhos. Em 2009, o grupo gravou o primeiro disco, Pequeno Cidadão, em parceria com Arnaldo Antunes. No ano seguinte, foi lançado o DVD com as músicas do disco e belíssimas ilustrações. Passando por diferentes ritmos musicais, as canções descrevem o cotidiano das crianças.

 

Nhambuzim

Bichos de Cá, de Nhambuzim
Quem escutar as músicas do grupo vai ouvir viola, piano, berrante e baixo elétrico. A banda também trabalha com diversas formas de narrativas, como histórias orais e literatura regional. No disco Bichos de Cá, são apresentados dez animais da fauna brasileira. O ritmo de cada canção foi ditado pelas tradições culturais da região onde o bicho vive.

 

 

Nhambuzim

Era Uma Vez um Gigante, de Tiquequê
Três primas e um amigo músicos perceberam que tinham interesses em comum: canto, teatro e crianças. Resolveram criar um grupo para se apresentar em festas e eventos. Foi assim que surgiu o Tiquequê. O CD Era Uma Vez um Gigante contém uma faixa multimídia com uma animação muito divertida da música “O Gigante”.

 

 

Triii

Brasil for Children, de Triii
Esse grupo é formado por três ex-músicos do Palavra Cantada. Em seu repertório, há canções folclóricas, recriações de músicas de domínio público e composições próprias. Em suas apresentações, eles buscam trabalhar com uma espécie de contação-cantação, que funciona bastante para entreter a criançada. Ou seja, eles contam e cantam, ao mesmo tempo, histórias folclóricas. Destaque para o livro-CD Brasil for Children, que reúne 30 canções criadas e reunidas após seis anos de pesquisas no cancioneiro popular infantil. Será que seus alunos já conhecem as músicas “Se esta rua fosse minha” e “Alecrim”, por exemplo?

 

bandaMirim

Felizardo e Espoleta, de Banda Mirim
Esse grupo é grande. São 14 membros, entre atores, cantores, músicos e artistas circenses. Essas pessoas se uniram em 2004 com o objetivo de produzir atividades que combinem diversas linguagens artísticas – circo, teatro, música – e traduzam poeticamente o universo infantil. Nos CDs Felizardo e Espoleta, a banda gravou as trilhas originais de espetáculos que receberam os mesmos nomes e foram sucesso de crítica.

 

bandaMirim

Música de Brinquedo, de Pato Fu
No disco Música de Brinquedo, a banda utilizou instrumentos de brinquedo e miniaturas para regravar clássicos da música brasileira e mundial, como “Ovelha Negra” e “Love Me Tender”. São versões bastante próximas às originais. A façanha rendeu o Grammy Latino de melhor CD Infantil de 2011.

 

 

 

Fonte:  Nova Escola

No Comment

0

Post A Comment