Código da Obra:

0105P21506

Apresentação da Obra

Você no Mundo - Matemática e suas Tecnologias é uma sugestão didática que tem como objetivo ampliar a visão dos estudantes do Ensino Médio sobre a importância dos conhecimentos matemáticos para a compreensão da realidade, contribuindo, assim, para sua formação profissional e cidadã. Enquanto proposta de Projeto Integrador, a obra tem o intuito de desenvolver o trabalho pedagógico interdisciplinar e contextualizado, associando teoria e prática, a fim de auxiliar na formação dos estudantes para o mundo.

Para atender a esse propósito formador, a obra contempla atividades alinhadas às práticas cotidianas dos estudantes, adotando uma abordagem integradora, a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das normas do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Nesse sentido, por meio de temas atuais e inovadores, são propostas atividades que evidenciam a relação da Matemática com o citidiano, bem como com outras áreas de conhecimento, valorizando os saberes escolares, na medida em que os relacionam com as demandas e as questões do cotidiano, contribuindo assim para a construção de um perfil de estudante pesquisador, autônomo e atuante socialmente.

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica da obra Você no Mundo - Matemática e suas Tecnologias é baseada na metodologia de projetos, cujas vivências e ações propostas valorizam o exercício da resolução de problemas, a modelagem matemática e o uso de novas tecnologias.

A obra é composta por 6 (seis) Projetos Integradores, articulados a 5 (cinco) temas norteadores:

  1. A beleza da Matemática e as conexões com a Arte A partir do tema integrador STEAM, uma abordagem educacional que adota Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, a proposta deste projeto parte da investigação das conexões entre padrões matemáticos e manifestações artísticas diversas.

  2. Empreendendo com a Matemática Por meio do tema integrador Protagonismo Juvenil, este projeto tem como objetivo conhecer práticas empreendedoras, reconhecendo nelas a importância e o uso de conhecimentos matemáticos.

  3. A Matemática nas Mídias: entendendo os números A partir do tema integrador Midiaeducação, metodologia que incorpora ao processo de ensino-aprendizagem os meios de comunicação, a proposta deste projeto parte da investigação das formas de aplicação dos conhecimentos matemáticos em produções midiáticas.

  4. A Resolução de Conflitos mediada por Representação Matemáticas Partindo do tema integrador Mediação de Conflitos, este projeto tem como objetivo a compreensão da aplicabilidade de representações matemáticas em situações que demandam a mediação de conflitos, desenvolvendo habilidades de argumentação e comunicação.

  5. Matemática, Engenharia, Arquitetura: construindo pontes A partir do tema integrador STEAM, este projeto tem como objetivo explorar e utilizar conhecimentos matemáticos na elaboração de estruturas (pontes), envolvendo o uso de diferentes linguagens, incluindo a digital.

  6. A Matemática e a Linguagem de Programação Tendo como tema integrador o Protagonismo Juvenil, este projeto propõe conhecer elementos básicos da Linguagem de Programação, a fim de compreender a linguagem matemática e científica para comunicação de ideias e a socialização de informações.

Cada projeto apresenta uma sequência didática com Etapas e Passos, sistematização das ações e avaliação do desempenho. As propostas consistem em atividades coletivas, pois obketivam promover o desenvolvimento das compoetências socioemocionais.

Assim, propõe:

  1. Aprendizagem a partir da problematização de questões relevantes para a sociedade

    Método de ensino centrado na resolução de problemas sociais relevantes, como fonte de desafio e desenvolvimento de habilidades construtivas;

  2. A sala de aula como espaço de práticas coletivas

    A sala de aula como lugar de produção, socialização, uso e internalização de conhecimentos, por meio do aprendizado experimental, da solução de problmas e de processos criativos.

  3. Avaliação contínua e autoavaliação

    Estratégias avaliativas que permitam observar se os objetivos traçados foram alcançados ao longo do desenvolvimento dos projetos.

  4. Vivência coletiva ampliada

    Propostas de encerramento dos projetos por meio de apresentação, intervenção artísticas ou evento com a participação de toda comunidade escolar.

Destaques da Coleção

Foco nas Metodologias Ativas

Os estudantes são desafiados a encontrar soluções para os problemas apresentados de forma autônoma e colaborativa, por meio de atividades de pesquisa e investigação;

Abordagem de temas atuais

Que contribuem para a formação integral dos estudantes, de modo a prepará-los para as demandas do mundo contemporâneo;

Udo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Inclusão de ferramentas digitais na prática escolar como forma de produçao do conhecimento;

Planejamento flexível

Os projetos se adaptam às necessidades e particularidades de diferentes contextos escolares;

Conexão de conhecimentos matemáticos a temas sociais, artísticos e culturais

Que proporcionam uma compreensão mais abrangente da Matemática, aplicando-a na resolução de problemas do cotidiano e relacionando-a com outras áreas de conhecimento;

Participação da comunidade educativa

Propostas de atividades coletivas que envolvem toda a comunidade escolar como forma de reconhecer e valorizar os projetos desenvolvidos pelos estudantes.

Estrutura da Obra

  1. Etapas

    Cada Projeto Integrador é dividido em Etapas, que correspondem aos momentos de contextualização, desenvolvimento e conclusão.

  2. Passos

    São divisões dentro das Etapas que orientam o desenvolvimento do Projeto.

  3. Vamos Refletir

    Propostas de atividades reflexivas, com o objetivo de promover o debate e a troca de ideias em sala de aula.

  4. Vamos Pesquisar

    Atividades de investigação e pesquisa a serem realizadas em grupo.

Manual do Professor

Material de suporte às práticas pedagógicas, com orientações acerca da gestão e desenvolvimento dos Projetos Integradores, apresentando objetivos, justificativa, sugestões de planejamento, competências e habilidades a serem exploradas, e dicas de leituras complementares, que possibilitam aprofundar os conhecimentos acerca dos temas e metodologias abordados.

Videotutoriais

Para auxiliar o trabalho do professor em sala de aula, são disponibilizados videotutoriais que apresentam de forma dinâmica cada um dos Projetos Integradores que compõem a obra Você no Mundo - Matemática e suas Tecnologias, tornando mais prático o entendimento das etapas e procedimentos pedagógicos.

Autores

Rogéria Gaudêncio do Rêgo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharela em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Titular do Departamento de Matemática do Centro de CiÊncias Exatas e da Natureza e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da uFPB. Possui experiênci na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias de ensino, ensino-aprendizagem, formação de professores e formação de conceitos, na área de Matemática.

Marcella Silva Mousinho Machado

Graduada em Jornalismo pela Unifersidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestranda e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ-UFPB). Pesquisadora do grupo Narrativas Jornalísticas e Processos Produtos (NARRAR). Atuou como assessora de imprensa da Defensoria Pública da União da Paraíba (DPU-PB).

Djamere de Sousa Braga Leite

Mestre em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Cidadania pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharela em Direito pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba. Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Instrutora do Curso de Mediação Comunitária pela Escola Superior de Magistratura através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. Presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB/PB. Professora Universitária de Mediação, Arbirtragem, Justiça Restaurativa e Ciência Política.

Rita de Cássia de Faria Pereira

Doutora em administração (Marketing e Estratégia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em administração de empresas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atuou como professora assistente de Marketing no Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora assistente de Marketing no Departamento de Administração Pontifícia.